S.M.S

S.M.S

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Hemope tem queda de 30% no número de doações de sangue

O período de férias é o que menos arrecada sangue, apesar de ser um dos que mais precisa

Publicado em 02/01/2014, às 10h06

Orkut

Do JC Online

 / Foto: Hemope/ Divulgação

Foto: Hemope/ Divulgação

Os meses de dezembro e janeiro são lotados por festas e viagens. Em contrapartida, o estoque de sangue vão ficando vazios. Os períodos de início e final de ano registram quedas no números de doações. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) que recebe em torno de 300 bolsas de sangue por dia, nessa época do ano, têm uma redução de 30%. 
Os períodos de festas como São João, Carnaval, Natal e Revéillon são os que menos recebem doações. Enquanto muitos estão viajando, as equipes do Hemope ficam de prontidão. Apesar da pouca procura, a Fundação funcionou no primeiro dia do ano. 
Os meses de férias, quando as doações caem, também são os que mais precisam de sangue."Nós estamos na convoação dos doadores. Esse é um período de férias e há uma queda no número de doações, mas é importante aumentar o estoque, pois essa é uma época em que são marcadas as cirurgias", lembrou Josinete Gomes, chefe do setor de capitação do Hemope. 
Para estabilizar o banco de sangue, o Hemope está fazendo campanha e ligando para as pessoas que normalmente doam. De acordo com Josinete, a Fundação está precisando de todos os tipos sanguíneos. 
As doações podem ser feitas de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 às 18h30 no Hemope. A Fundação funciona na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no Bairro das Graças, Zona Norte do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário