S.M.S

S.M.S

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conheça os perigos da automedicação Tomar remédio sem prescrição médica pode piorar a doença



Se automedicar é um risco para todos, independente da idade. A maioria das pessoas, quando está com crises de espirro ou tosse, vai direto à farmácia em busca de um alívio imediato e logo são apresentados alguns xaropes.

Esses medicamentos possuem composições variadas, podendo conter solução hipertônica de açúcar ou ainda substâncias que agem no sistema nervoso, inibindo o reflexo da tosse. Há ainda xaropes que possuem em suas fórmulas corticoides e broncodilatadores e a maioria deles contém aromatizantes e corantes.

— A automedicação é definida como o uso de medicamentos sem prescrição médica e devemos ter os devidos cuidados, pois um simples xarope pode mascarar a patologia que está produzindo a tosse — explica a farmacêutica Jeana Escher.

A automedicação de xaropes sem o conhecimento da causa da tosse pode trazer efeitos colaterais de grande impacto, portanto não deve ser feita sem orientação médica. Os medicamentos podem causar ao paciente diminuição no fluxo respiratório, sérias reações alérgicas ou mesmo problemas cardíacos.

A recomendação é de evitar tomar qualquer tipo de remédio sem a orientação médica. Caso tenha tosse persistente, procure um especialista e siga as orientações recomendadas, pois só um estudo individualizado poderá revelar a causa, possibilitando um diagnóstico precoce e tratamento correto.

PORTAL EDUCAÇÃO
FONTE : http://emefdpi.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário