S.M.S

S.M.S

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Outubro Rosa - Mês de conscientização e prevenção do câncer de mama



Fonte: Oncologistas Associados - 01/10/2012

O Câncer de Mama é hoje o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Porém quando diagnosticado e tratado precocemente as chances de cura aumentam de forma expressiva.

Apesar de fundamental, o auto exame das mamas não deve ser o único meio de diagnostico precoce, a mamografia é fundamental para um diagnostico completo e mais eficaz.

É recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada 2 anos acompanhando do exame clinico anual, já para as mulheres de 40 a 49 a recomendação é a realização do exame clinico anual, e a mamografia quando surgir alguma alteração.

Para as mulheres que encontram-se na classe de risco elevado, deverá iniciar os exames aos 35 anos de idade. Encontram-se nessa classe de risco: Mulheres com histórico familiar de câncer de mama de primeiro grau antes dos 50 anos, câncer bilateral (quando existe a presença de nódulos nos dois seios) ou de ovário em qualquer idade; e histórico familiar de câncer de mama masculino entre outros sinais.

Nossa recomendação é que mantenha-se hábitos de vida saudável e sempre consulte um médico com periodicidade.

VEJA NESTE LINK ABAIXO UM SLIDE QUE ENSINA COMO FAZER SEU AUTO EXAME DE MAMA!
http://www.slideshare.net/suzart/auto-exame-das-mamas

ATENÇÃO CONHEÇA ALGUNS SINTOMAS !


12 sintomas do câncer de mama
Compartilhar no Facebook


publicidade
Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)
O câncer de mama quando é descoberto precocemente tem grandes de chances de cura. Confira 12 sintomas do câncer de mama que você não deve ignorar:

Mama mais dura que o normal;
Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
Pequenas feridas na pele;
Vermelhidão ou ardor na mama;
Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo;
Espécie de "buraquinhos" na pele da mama;
Alguma protuberância na mama;
Veia facilmente observada e crescente;
Afundamento do mamilo;
Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma maior que a outra;
Pele da mama mais grossa que o normal, com aspecto de casca de laranja;
Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido.
Se a mulher notar qualquer uma das alterações acima em sua mama, deve marcar uma consulta com um mastologista o mais rápido possível.

12 sintomas do câncer de mama

Ter um ou outro destes sintomas não significa necessariamente que a mulher possua um câncer na mama, mas, se houver qualquer alteração na mama, ela deve ir ao médico para investigar o que está acontecendo. Por vezes, pode ser apenas um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário. No entanto, é importante que ela seja consultada para que receba o tratamento adequado.

O câncer de mama é uma doença degenerativa que, quando não é tratada, pode levar a morte, pois existe a possibilidade de espalhar-se por outras áreas do corpo. Quando o câncer é tratado precocemente, ou seja, no início da lesão, tem grandes chances de cura.

Tratamento para câncer de mama

O tratamento para o câncer de mama é feito com o uso de medicamentos e, por vezes, radioterapia e/ou cirurgia para a retirada de uma parte ou de toda a mama. Caso seja necessário retirar a mama, a mulher poderá colocar uma prótese de silicone no local, para que se sinta melhor com a sua própria imagem.
FONTES:
http://www.tuasaude.com/12-sintomas-do-cancer-de-mama/


http://www.oncologistas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário