S.M.S

S.M.S

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pesqueira dá show de limpeza no Carnaval 2013


  

Os turistas, visitantes e moradores de Pesqueira aprovaram o esquema de limpeza realizado pela prefeitura no Carnaval de Todas as Culturas 2013. Os polos com atrações carnavalescas foram limpos diariamente por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, que mobilizou dezenas de funcionários para trabalhar durante todo o período carnavalesco na varrição e lavagem da Praça Dom José Lopes. A operação abrangeu também os bairros onde houve animações carnavalescas.
Segundo a coordenação de Limpeza Pública, o número de trabalhadores viabilizou a conclusão dos serviços de limpeza até as primeiras horas do dia seguinte. Além disso, para evitar o acúmulo de lixo em via pública durante as apresentações, a Secretaria de Obras disponibilizou tonéis para a coleta de lixo. Cada unidade tem capacidade para armazenar um volume de até 200 litros.
Para garantir o conforto do folião, todas as vias com percursos na agenda oficial ficaram com os serviços de iluminação, coleta de lixo e varrição, concluídos, além da pintura do meio-fio que foi feita antes do Carnaval.
Secretaria de Saúde garante atendimento para os foliões
O Hospital Dr. Lídio Paraíba e as Unidades de Saúde de todo o município ficaram com equipes médicas e de apoio no sistema de plantão para atender os foliões de Pesqueira durante o Carnaval de Todas as Culturas. De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Severiano Cavalcanti, tinham plantões com médicos clínicos, pediatras, além da equipe de enfermagem para atender a qualquer emergência. “A equipe de Saúde foi bem acima do número desejado para o bom atendimento do folião, e os casos, felizmente, foram considerados normais para o período”, disse ele. “São casos de queda de pressão, pequenos curativos e aplicação de glicose”, completou.
Durante o Carnaval, a Prefeitura desenvolveu ações de fiscalização dos produtos comestíveis comercializados no circuito de carnaval, que garantiu a saúde alimentar dos pesqueirenses e turistas. A Saúde também intensificou o Programa de DST/AIDS, com a distribuição de preservativos e folhetos explicativos na Praça Dom José Lopes. “As ações foram preventivas e as pessoas aceitaram bem nossos alertas”, avaliou Severiano.
Na Praça Dom José Lopes, a Secretaria de Saúde montou um estande móvel para atender e orientar os foliões. As equipes de Saúde tinham contato direto com ambulâncias e com o SAMU, caso fosse necessário o deslocamento do paciente. Os casos registrados foram considerados normais para o período carnavalesco e a Saúde Municipal desenvolveu um trabalho exemplar no atendimento do folião.
Catadores credenciados no Carnaval de Pesqueira
Os catadores de materiais recicláveis recolheram milhares de latinhas de alumínio e garrafas pet durante as animações carnavalescas na cidade, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, na Praça Dom José Lopes, quartel general da folia e nos bairros de Pesqueira. A novidade é que, esse ano, todos os catadores estavam credenciados pela Secretaria Municipal de Meio-Ambiente. O trabalho, além de fornecer uma renda extra para os catadores, evitou o trabalho infantil. No total, foram recolhidas quase duas toneladas de resíduos sólidos recicláveis, entre latinhas de cerveja e refrigerante, garrafas PET, papelão e plástico.
O trabalho tem organização e planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas contou como apoio de outras secretarias, A quantidade foi suficiente para gerar uma renda boa, que foi dividida entre os catadores credenciados e treinados para trabalhar nos quatro dias de folia.
Os trabalhadores estavam uniformizados e devidamente credenciados. No intervalo entre os blocos e apresentações de palco, os catadores entravam na Praça Dom José Lopes estimulando a coleta e circulavam por toda a área dos camarotes e arquibancadas. As principais vantagens da utilização de catadores são a geração de emprego e renda para a comunidade, o resgate da cidadania e a inclusão social dos envolvidos, além da preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário