S.M.S

S.M.S

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Saúde refaz cronograma de plantões médicos e ajustes na Saude Municipal




 
 


A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, esta semana, que todos os plantões e horários dos médicos foram refeitos para fornecer um melhor atendimento à população de Pesqueira. A intenção, segundo o secretário Severiano Cavalcanti, é agilizar o atendimento através de um cronograma mais eficaz nos serviços de urgências, emergências e ambulatoriais do Hospital Dr. Lídio Paraíba, das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), do Centro de Especialidades Dr. Luiz Gonzaga e nos postos de saúde.
Todas as unidades médicas de Pesqueira, sem exceção, já têm uma nova escala médica para facilitar o atendimento e as consultas de pacientes. O secretário está realizando também uma verdadeira ‘radiografia’ dos números de atendimentos médicos em Pesqueira e nos centros médicos de outras cidades que os pacientes do município têm direito. Existe uma discrepância entre as vagas oferecidas a pacientes de Pesqueira e a utilização delas. Muitos usuários ficaram sem atendimento e o secretário averigua os motivos que deixaram muitos pacientes de Pesqueira sem vagas em clínicas de especialidades médicas em várias unidades do Estado.
O secretário montou uma nova grade de plantões e consultas, por especialidades, no hospital e nas unidades médicas do município, para reorganizar e facilitar o atendimento aos pacientes. “Essa nova grade não vai onerar os cofres públicos. Vai desafogar o atendimento e aumentar o número de consultas. Estamos normatizando o atendimento”, disse o secretário.
Com relação ao Hospital Dr. Lídio Paraíba, o Secretário de Saúde informou que foi feito um “plano de ajustes” para reduzir os gastos com combustíveis, alimentos e material de limpeza. A redução dos gastos, no entanto, não prejudica o funcionamento do hospital. “Estamos apenas otimizando os custos, evitando gastos desnecessários e a perda de recursos”, explicou Severiano. Só para se ter uma ideia, no mês de dezembro, houve um gasto de R$ 18 mil com combustíveis e esse valor já caiu para R$ 6 mil em janeiro, sem prejudicar o bom andamento daquela unidade médica. “Baixamos o consumo de água de 160 caminhões-pipa para 80 e reduzimos até o desperdício com pães”, destacou o secretário Dr. Severiano Cavalcanti, que trabalha em regime de mutirão para reorganizar o funcionamento da Saúde em Pesqueira.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário